Missão

Pretendemos respeitar o ritmo de aprendizagem de cada criança, inspirando-a a ser feliz e a ter sucesso na sua vida adulta.

Para que uma criança seja segura de si mesma e que tenha coragem para arriscar é necessário que se torne autónoma. A promoção da autonomia "é a capacidade da criança levar a cabo acções de independência e exploração" (Hohmann & Weikart, 2011, p.66).

Para isso é necessário estabelecer interações adulto-criança calorosas e facilitadoras, possibilitando a criação de uma relação que permite à criança "desenvolver curiosidade, coragem, iniciativa, empatia, um sentido de si próprio e um sentido de pertença a uma comunidade amistosa" (Post & Hohmann, 2011, p.61).

Para nós é de extrema importância estabelecer uma relação afetiva com cada criança, uma vez que "a afetividade é necessária para a formação de pessoas felizes, seguras e capazes de conviver com o mundo que as cerca, pois ela é uma importante aliada nas intenções pedagógicas, responsável por criar vínculos relevantes e imprescindíveis" (Amorim & Navarro, 2012, p.2).

Podermos proporcionar atividades diversificadas e significativas adaptadas ao nível de desenvolvimento de cada criança é-nos igualmente perentório, uma vez que quanto mais oportuna e interessante for a atividade proposta à criança, maior será o seu alcance, como refere Irene Lisboa (cit. por Vasconcelos, 2012). No entanto, é igualmente importante que as atividades sejam diversificadas, tendo em conta o nível de desenvolvimento, pois é necessário respeitar as "características individuais, de modo a proporcionar a todas e a cada uma das crianças condições estimulantes para o seu desenvolvimento e aprendizagem" (Silva et al., 2016, p.10).


Referências Bibliográficas

Amorim, M., & Navarro, E. (2012). Afetividade na educação infantil. Interdisciplinar. Revista Electrônica da Univar, 7, 1-7. 
Hohmann, M., & Weikart, D. (2011). Educar a Criança. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Post, J., & Hohmann, M. (2011). Educação de Bebés em Infantários: Cuidados e Primeiras Aprendizagens. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação/ Direção-Geral de Educação (DGE).

Vasconcelos, T.  (2012). Trabalho por Projectos na Educação de Infância: Mapear Aprendizagens, Integrar Metodologias. Lisboa: MEC - DGIDC.

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